HABEMUS PAPAM E/OU HABEMUS CHRISTUM?

Desde a surpreendente notícia da abdicação voluntária do agora "Sua Santidade Papa-Emérito" Bento XVI, a mídia não cessou em descrever todo o processo necessário para a eleição de um novo Pontífice Católico Romano. Sugeriram nomes dos cardeais "mais cotados" (incluindo o cardeal brasileiro), enquanto aguardavam a fumaça branca da chaminé da Capela Sistina. Deram total cobertura até a declaração litúrgica lida pelo mais ancião dos diáconos romanos na varanda central da Basílica de São Pedro (Vaticano): o Habemus Papam, ou seja, "Temos um Papa".

UMA JUSTA LEMBRANÇA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Remontando ao século passado*, o oitavo dia do terceiro mês de cada ano é marcado pela lembrança do empenho de numerosas mulheres na busca pelo verdadeiro reconhecimento de cidadãs. As conquistas plurais daquele movimento fundamentaram a celebração de hoje, denominada DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Dentre as muitas homenagens que certamente se multiplicarão no universo virtual, desejei construir uma justa lembrança do papel valoroso da mulher a partir das narrativas bíblicas no Antigo e Novo Testamentos**. Esta é minha moção de admiração, carinho e gratidão a Deus por cada mulher que este artigo alcançará o coração***.

UM VERDADEIRO EMANUEL


Fiquei agradavelmente surpreso neste sábado ao ler um post intitulado "Vídeo que mostra Jesus na terra é sucesso no Youtube". Curioso, li e comecei a assistir um vídeo de boa qualidade que retratou um Jesus companheiro, presente, que está ao nosso lado durante todos os momentos de nossa vida, bons e nem tão bons assim. Em contrapartida, o mesmo Jesus não é visto entre os membros de uma igreja durante um dia de culto. Se foi proposital (o que não sei), imagino que a mensagem é justamente demonstrar que a verdadeira companhia divina está além das estruturas religiosas. Me emocionei com o vídeo, confesso. Através dele, pensei nos vários momentos de minha vida que sabia confiadamente que Cristo lá estava. Assista você também! Abaixo segue o vídeo e, logo a seguir, a matéria na íntegra do canal GospelPrime.