8 DESAFIOS DO IMIGRANTE CRISTÃO



Recentemente, elaborei uma breve lista com oito desafios que os imigrantes cristãos certamente enfrentarão em sua vida. Tratam-se de percepções desta realidade com um encorajamento bíblico, todas resumidas para as redes sociais de nossa igreja (link do post). Leia e medite:

(1) Um novo idioma.

O imigrante cristão poderá aprender uma nova língua. Ao não se comunicar bem, interações simples (como usar um GPS, estar na escola, entender um trabalho ou comprar um lanche) nos afetarão. O sentimento de incapacidade e a dúvida sobre sua adaptação serão constantes. Então, lembre-se da Escritura (Pv 2.1-6).

(2) Um novo status.

Os imigrantes cristãos poderão vivenciar todos os status imigratórios da nação. Seja um indocumentado, um turista, um estudante, um parolado, um Green Card ou a cidadania, todos experimentam uma nova realidade repleta de aprendizados e temores pela carência de pertencimento. Logo, relembre-se da Bíblia (Js 1.7-9).

(3) Uma nova cultura.

Excluindo os preconceitos, é fato que americanos e brasileiros possuem culturas distintas em muitos aspectos. Somada a barreira do idioma, muitas vezes seremos incompreendidos e mesmo ofendidos. Mas, não estar na “zona de conforto” é uma oportunidade de crescer. Assim, lembre-se da Palavra (Tg 1.2-6).

(4) Um novo trabalho.

A maioria dos imigrantes recomeçam suas vidas em empregos diferentes do país de origem. Conseguindo (ou não) trabalhar em sua área de formação, os imigrantes cristãos poderão se sentir mais cansados, fatigados, humilhados e até usados. Consequentemente, recorde o ensino das Sagradas Escrituras (Pv 13.11).

(5) Uma nova condição financeira.

Geralmente, o imigrante cristão experimentará a realidade de uma economia mais pujante, com uma moeda mais forte. Muitos trabalham pensando em desfrutar num futuro incerto. Mas, é preciso lembrar que a felicidade real não está no poder de compra, nos bens materiais. Então, lembre-se da Palavra (1 Tm 6.7-10).

(6) Uma nova realidade.

Quando mudamos para um lugar melhor imaginamos a perfeição... Entretanto, a apologia e o uso de drogas, a desconstrução da família tradicional e outros terríveis exemplos de perigos também estão presentes em outras nações. Nossa segurança perfeita está no Senhor. Assim, lembre-se do ensino paulino (2 Tm 3.1-12).

(7) Uma nova lei.

Mesmo o imigrante cristão poderá carregar aquele “jeitinho brasileiro”. Das gambiarras aos “pequenos” gestos de corrupção percebemos o quanto nossa cultura é deficitária quanto ao cumprimento das regras. Em nações mais desenvolvidas a lei é mais cumprida, funciona. Portanto, acreditemos na Palavra (Rm 13.1-8).

(8) Uma nova missão.

A maior parte dos imigrantes que conhecemos sofreram algo como maus tratos, exploração, negligência, humilhações, Cortes, medo de deportação, depressão, problemas financeiros, abandono... Como Jesus nos ensinou, isto nos revela um aspecto da missão a ser vivido: a misericórdia com o próximo. Logo, relembre-se de Paulo (At 20.32-35).

Concorda com essas razões? Então, curta, compartilhe, comente e participe de nossa igreja, a Christ The King United Presbyterian Church.

Rev. Ângelo Vieira da Silva

O MAU EXEMPLO DOS FILHOS DE ELI


Os primeiros capítulos de I Samuel revelam uma pedagogia dos contrastes (como Ana e Penina, o jovem Samuel e o velho Eli) que se amplia com o exemplo dos filhos de Eli em relação ao jovem Samuel. Hofni, Finéias e seu pai Eli pecaram contra Deus e o próximo. Eis uma importante advertência aos pais e filhos. Ouça e compartilhe com seus contatos. Deus nos abençoe.
 

8 RAZÕES PARA SER MEMBRO DE UMA IGREJA


Recentemente, elaborei uma breve lista com oito razões para ser membro de uma igreja séria. Tratam-se de declarações bíblico-teológicas resumidas para as redes sociais de nossa igreja (link do post). Leia e medite:

(1) A Igreja de Cristo enquanto igreja local.

A Igreja invisível se manifesta visivelmente na reunião dos convertidos. Ao ser membro de uma igreja séria, uma denominação local fiel às Escrituras, se expressa a crença na providência de Deus (um lugar para congregar) e no seu Reino em crescimento (um lugar para servir e aguardar sua plena manifestação).

(2) O convertido é um pecador necessitado.

Biblicamente, o cristão não depende apenas de si na nova vida. Ao ser membro de uma igreja séria, ele demonstra que compreendeu sua necessidade de apoio e de disciplina. Na igreja local encontrará o alimento para a fome, o aconselhamento para a dúvida e a disciplina bíblica para a cura dos pecados.

(3) O exemplo dos apóstolos no Novo Testamento.

Ser membro de uma igreja séria significa ter compreendido que os apóstolos plantavam novas igrejas à medida em que o Reino de Deus avançava. Eles batizavam os convertidos, ordenavam uma liderança local (presbíteros e diáconos) e ensinavam como viver o evangelho privada e coletivamente.

(4) A identidade de fé que todo cristão possui.

O livre exame das Escrituras fundamentará nossas crenças pessoais. Ao ser membro de uma igreja séria seguimos a consequência natural do conhecimento adquirido, nos reunindo em uma denominação local compatível com nossa compreensão das Escrituras.

(5) Os múltiplos propósitos de um santo ajuntamento.

Enquanto membros de uma igreja local, no santo ajuntamento dos cristãos encontraremos a cooperação de uma missão, a segurança de um edifício, o serviço de uma lavoura, a intimidade e identidade de uma família. Assim, serviremos, confortaremos, oraremos, encorajaremos e exortaremos uns aos outros no Senhor.

(6) A prática bíblica dos dons espirituais.

Ser membro de uma igreja séria remete ao exercício dos dons conferidos pelo Espírito Santo. Ora, o princípio dos dons espirituais é a glória de Deus e a edificação da igreja, à medida em que os exercitamos uns para com os outros.

(7) O agrado divino em uma administração humana.

A aversão às denominações muitas vezes se dá em virtude de um sistema de governo que amplia as chances de corrupção e diminuem a prestação de contas. Ao ser membro de uma igreja séria, porém, se buscará um sistema de governo que glorifique a Deus, que mantenha a igreja mais pura e menos “politiqueira”.

(8) As denominações fiéis a Cristo ainda existem.

Apesar de todo cristão ser pecador, de todas os sistemas de governo serem falhos e de todas as teologias serem imperfeitas em si, sempre haverá sobre a terra uma igreja para adorar a Deus, pregar o verdadeiro Evangelho e exortar os pecadores ao arrependimento. Eis a fé do membro de uma igreja séria.

Concorda com essas razões? Então, curta, compartilhe, comente e participe de nossa igreja, a Christ The King United Presbyterian Church.
Rev. Ângelo Vieira da Silva

8 INDICAÇÕES DO VALOR DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL


Recentemente, elaborei uma breve lista com oito indicações do valor da Escola Bíblica Dominical. Tratam-se de declarações bíblico-teológicas resumidas para as redes sociais de nossa igreja (link do post). Leia e medite:

(1) Seu Professor

A Escola Bíblica Dominical é valorosa por ter o Espírito Santo como mestre por excelência, iluminando o ensino de cada professor em suas respectivas salas.

(2) Seu Livro texto

A Escola Bíblica Dominical é valorosa por ensinar o conteúdo dos 66 livros que compõem o Antigo e Novo Testamentos da Bíblia cristã.

(3) Sua didática

A Escola Bíblica Dominical é valorosa por também usar métodos que o Senhor Jesus empregou: perguntas, comparações, histórias, exemplos, debates, dentre outros.

(4) Seus objetivos

A Escola Bíblica Dominical é valorosa por querer moldar o caráter e fortalecer a comunhão, colaborando com o desenvolvimento dos dons e com o crescimento da igreja.

(5) Sua história

A Escola Bíblica Dominical é valorosa desde seus fundamentos nas Escrituras, passando por Robert Raikes até o dias de hoje. A EBD não é uma estratégia ultrapassada.

(6) Seu alcance

A Escola Bíblica Dominical é valorosa por manter o foco em toda a igreja, em todas as faixas etárias e/ou classes sociais. Nela, Cristo é tudo em todos.

(7) Seu custo

A Escola Bíblica Dominical é valorosa porque custa disposição, esforço, investimento, tempo, compromisso, dedicação e organização.

(8) Seu certificado

A Escola Bíblica Dominical é valorosa porque seu certificado marcará a conclusão do curso neste mundo, garantindo-nos a posse plena da herança atestada pelo Senhor Jesus.

Concorda com essas indicações? Então, curta, compartilhe, comente e participe de nossa igreja, a Christ The King United Presbyterian Church.

Rev. Ângelo Vieira da Silva

TATUAGENS, PIERCINGS E OUTRAS MODIFICAÇÕES CORPORAIS SEGUNDO A BÍBLIA


Acredito que a Igreja precise responder os argumentos singulares levantados nas últimas gerações. Dentre as muitas indagações, pensemos naquela “cultura” pró-tatuagens, piercings e outras modificações corporais. Nessa ministração, apresentei definições e observações históricas quanto às tatuagens, piercings e outras modificações corporais. A seguir, abordarei os textos bíblicos que não considero compatíveis com o tema. Finalmente, demonstrei os princípios bíblicos para que o cristão possa avaliar a questão com coerência e responsabilidade. Ouça e compartilhe com seus contatos. Deus nos abençoe.

RAZÕES PARA BENDIZER O DEUS DO CÉU

 


O texto em questão é parte da oração de Daniel por ter sido agraciado com a interpretação do sonho de Nabucodonosor. Sua oração bendiz Àquele que revela o oculto, fundamentando quatro razões para bendizermos o Deus do céu. Ouça e compartilhe com seus contatos. Deus nos abençoe.