8 EXPLICAÇÕES REFORMADAS SOBRE A BÍBLIA



Recentemente, elaborei uma breve lista com oito explicações sobre a Bíblia a partir da perspectiva reformada. Assim, resumi alguns princípios bíblicos sobre esse tema para as redes sociais de nossa igreja (link do post). Leia e medite:

(1) A Bíblia foi preservada por Deus.

Sob o nome de Escritura Sagrada ou Palavra de Deus escrita, a Bíblia foi composta em um período de 1600 anos, por cerca de 40 autores e em diversos gêneros literários, sendo dividida em dois testamentos: o Antigo Testamento, com 39 livros e o Novo Testamento com 27 livros.

(2) A Bíblia é a Palavra de Deus.

Cremos que toda a Escritura é a Palavra de Deus inspirada. Para melhor preservação e propagação da verdade, para o mais seguro estabelecimento e conforto da Igreja, o Espírito Santo inspirou e foi igualmente servido escrevê-la toda.

(3) A Bíblia é a única regra de fé e prática.

Somente pelas Sagradas Escrituras chegamos ao conhecimento da verdade e vontade divinas. A autoridade da Palavra depende somente de Deus, seu autor. Cremos que quaisquer tradições, teologias ou opiniões precisam estar subordinadas à Bíblia, pois são falíveis.

(4) A Bíblia e o Espírito Santo.

A terceira pessoa da trindade é indispensável para o reconhecimento da inspiração e da autoridade da Escritura, bem como para sua interpretação e compreensão. A Bíblia e o Espírito Santo não podem ser desassociados. Ele age pela Palavra e com a Palavra de Deus.

(5)  A Bíblia deve ser acessível a todos.

A tradução da Bíblia nas diversas linguagens visa que todos possam ler por si mesmos as Escrituras. Todos devem possuir um livre exame da Palavra de Deus.

(6) A Bíblia e os livros apócrifos.

Os livros geralmente chamados “apócrifos”, não sendo de inspiração divina, não fazem parte do cânon da Escritura; não são, portanto, de autoridade na Igreja de Deus, nem de modo algum podem ser aprovados ou empregados senão como escritos humanos.

(7) A Bíblia e o cristão.

Devemos ser movidos a um alto e reverente apreço da Escritura, da suprema excelência do seu conteúdo, da eficácia da sua doutrina, da majestade do seu estilo, da harmonia de todas as suas partes e do escopo do seu todo, que é dar a Deus toda a glória.

(8) A Bíblia é suficiente.

Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela.

Concorda com esta observação? Então, curta, compartilhe, comente e participe de nossa igreja, a Christ The King United Presbyterian Church.

Rev. Ângelo Vieira da Silva



Comente essa postagem aqui:
EmoticonEmoticon