Perguntam-me: pode o cristão protestante participar das comemorações alusivas à festa junina? Bem, creio que membros de igrejas protestantes não deve participar das chamadas festas juninas ou “festa dos santos populares”. Esse último nome exprime tudo. A partir do ensino das Escrituras Sagradas, os cristãos protestantes não celebram, homenageiam, louvam, cultuam, exaltam ou adoram seus conservos (Cl 4.7), mas unicamente a Deus. Nem mesmo anjos merecem esse tipo de veneração (Ap 19.10; Ap 22.9). Essa comemoração é cristã romana e não se enquadra nos princípios de fé protestantismo histórico. É celebrada por católicos romanos e não por presbiterianos, por exemplo. É cultura? Sim, porém, “romanizada”. A mistura, o sincretismo religioso, é perigoso e danoso.
Comemorada em muitas partes do mundo, tal festa, aparentemente pagã, foi cristianizada na Idade Média, direcionada a João, por isso, “Festa de São João” (festejado em 24/06). O conceito cristão romano incorporou ainda “São Pedro”, “São Paulo” (ambos celebrados em 29/06, festa litúrgica também chamada “Solenidade dos Santos Pedro e Paulo”) e “Santo Antônio” (comemorado em 13/06).
A veneração de santos é parte fundamental da teologia católica romana. Protestantes não veneram ou preiteiam santos. Fogem da idolatria disfarçada de homenagem. Seguem os mandamentos de Deus em Ex 20.3-5: “Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem”. Portanto, a festa junina remete à teologia romana dos santos. Protestantes enaltecem Cristo como o único mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5). Como ensinou o Mestre em Lucas 4.8, “está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto”.
O próprio homenageado nas festas juninas, o conservo Paulo, ao abordar a mistura entre os cristãos de Corinto e as festas pagãs celebradas a outros ídolos, ensinou: “Que digo, pois? Que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? Ou que o próprio ídolo tem algum valor? Antes, digo que as coisas que eles sacrificam, é a demônios que as sacrificam e não a Deus; e eu não quero que vos torneis associados aos demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios” (1 Co 10.19-22).
Pense... O secularismo tem sido o responsável pela minimização da não-participação de evangélicos nesse “lazer”, incluindo até chamados “arraiais gospel”. Se é lazer, é desdourado pela teologia romana. Se é “estratégia” não é coerente com o ensino bíblico. No ambiente familiar, por exemplo, os pais devem orientar os filhos sobre o significado desta Festa. Como Protestantes, devem ensinar e não permitir a participação ou participarem desta festa cultural romana. É verdade que as festas juninas pós-modernas não enfatizam tanto a veneração aos santos como antes, todavia, não é mentira que a festa é destinada a venerá-los. Cristãos protestantes devem fugir destes festejos.
E uma festa caipira? Bom, realizar esta festa nesse tempo criará uma associação com a festa romana. Protestantes precisam ser associados aos valores bíblicos eternos e não a festas romanas universais. O ideal é que a festa caipira, como uma festa temática, aconteça em outros meses do ano. Essa é uma posição moderada, prudente, ideal.
Fogueiras, pipoca, pé-de-moleque, danças, bolos de fubá, quebra-queixo, canções, canjicão e outros símbolos foram incorporados à festa romana, mas, em si, não deveriam ser vedados. São resultado da obra criativa de Deus em nós. Devem ser recebidos com ações de graças (1 Tm 4.3-4). O único cuidado necessário é recebê-los fora do ambiente das festas juninas. É um princípio de fé, a partir da regra de fé, com temor e tremor.
Rev. Ângelo Vieira da Silva
5 comments
pegar a foto de um ente falecido não é a mesma coisa que fazer uma festa para louvá-lo, nem cair de joelhos e orar pedindo sua intercessão. os evangélicos respeitam todos que são considerados santos pela igreja católica pq foram pessoas que tiveram uma vida santificada, mas louvor e adoração somente a Deus.
Muito bem Luis Almeida. O "Anônimo", que deve ser católico, como um dia eu fui, usa aqui um dos grandes e únicos argumentos para defender a idolatria: Usar a imagem como uma forma de lembrança. Eu posso e tenho todo o direito e liberdade de colocar na minha parede a foto do meu Pai já falecido ou da mãe ou mesmo um parente que já faleceu, como uma forma de lembrança, mas... daí... me ajoelhar na frente dessa foto e fazer pedidos a ela para que interceda por mim diante de Deus é outra história. Como cristão protestante eu respeito, por exemplo, Maria, com todas as honras a ela devida, como instrumento de Deus no plano de salvação para a humanidade, sendo usada como mãe de Jesus "homem". Será lembrada e bendita por todas as gerações, mas isso não faz dela ou de qualquer outro santo um intercessor entre mim e Deus, lugar esse que deve ser ocupado tão somente por Jesus Cristo "Deus", que morreu na cruz levando sobre Ele nossos pecados.
Muito boa suas palavras Paulo, faço minhas suas palavras. Só nunca fui católica, mas respeito tanto é que meu esposo é católico e nos damos muito bem, nunca tivemos atrito por causa disso, e ele por ser católico, ele também é contra a adoração à santo.
Excelente colocação Paulo Hübner...
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