O PAPEL DO SENADOR

Na época das eleições é impressionante como muitas pessoas se esforçam, sobremaneira, para “desmascarar” os candidatos que não lhes agradam. Já recebi vários e-mails e acessei repletos links nas redes sociais. A Igreja de Jesus precisa tratar com a política de modo diferenciado. Antes do partido político, conhecer o candidato, suas propostas, sua história, é fundamental. Nem sempre o candidato do partido preferido é o melhor. Infelizmente, parece que o brasileiro prefere partidos a estudar propostas séria e objetivamente.


O PAPEL DO DEPUTADO FEDERAL

A Igreja de Deus é constituída por seus filhos, mas também por cidadãos. Ainda que saibamos que não somos deste mundo (Jo 17.16), nele vivemos e participamos das leis criadas por governos que o Senhor autoriza. Daí as constantes exortações bíblicas sobre os magistrados civis, as quais devemos ficar atentos. O apostolo Paulo, por exemplo, escreve sua carta aos romanos e enfatiza: “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas” (Rm 13.1). Os cristãos devem reconhecer esse princípio e serem cidadãos conscientes no momento de votarem nos políticos mais aptos no dia 05 de outubro.

Neste ano serão eleitos um novo presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Como sabemos, caso nenhum dos candidatos aos cargos de presidente e governador atinjam mais de 50% dos votos válidos, um segundo turno será realizado no dia 26 de outubro. Após considerações essenciais sobre o papel do Deputado Estadual, hoje verificaremos o papel do DEPUTADO FEDERAL.


O PAPEL DO DEPUTADO ESTADUAL

A Bíblia é em específica ao revelar a responsabilidade do povo de Deus frente aos seus governantes (Rm 13.1-4; I Pe 2.13-14; Pv 8.15-16; Sl 82.3-4; II Sm 23.3; Lc 3.14; Mt 8.9-10; Rm 13.4.; Hb 5.4; II Cr 26.18; Mt 16.19; I Co 4.1-2; Jo 15.36; At 5.29; Ef 4.11-12; Is 49.23; Sl 105.15; I Tm 2.1-3; II Pe 2.17; Mt 22.21; Rm 13.2-7, Rm 13.5; Tt 3.1; At 25.10-11; II Tm 2.24).

Em 2014 o primeiro turno das eleições acontecerá no dia 5 de outubro. Serão eleitos ou re-eleitos um presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. Como sabemos, caso nenhum dos candidatos aos cargos de presidente e governador atinjam mais de 50% dos votos válidos, um segundo turno será realizado no dia 26 de outubro. Assim, no preparo para esses importantes dias da nação, resumiremos o papel do DEPUTADO ESTADUAL.


ABORTO E FÉ CRISTÃ


Há algum tempo atrás um assunto terrível se noticiou pelo Brasil; uma menina entrou no Hospital com violentas dores de barriga. Feitos os exames, os médicos concluíram que a menina estava grávida; grávida de gêmeos aos nove anos. Conclusão: a continuação daquela gravidez poderia matá-la. Segundo a lei brasileira, uma possível justa causa de aborto é que a gravidez ponha em risco a vida da mãe. Uma segunda razão legal para o aborto seria o fato de o padrasto confessar que abusava da menina desde os seis anos. E a violação, estupro, na qualificação da lei brasileira, também exclui a ilicitude do aborto.

IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL, 155 ANOS DE HISTÓRIA


Na próxima terça-feira, dia 12/08/2014, a Igreja Presbiteriana completa 155 anos no Brasil. A “IPB” é a maior e mais antiga denominação reformada do país e mantêm seus alicerces na mesma linha dos reformadores europeus, tais como Martinho Lutero, João Calvino e John Knox. Contudo, ao se lembrar da origem do presbiterianismo brasileiro outro nome deve ser recordado: Simonton.

O QUE É A REUNIÃO DO SUPREMO CONCÍLIO DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL?

Entre os dias 19 e 26 de julho de 2014 acontece a XXXVIII Reunião Ordinária do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, com culto solene de louvor e adoração a Deus no dia 20, domingo, às 19 horas, no centro de convenções da cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Mas, você sabe o que representa essa reunião para nossa Igreja? O Supremo Concílio é a assembléia de deputados eleitos pelos Presbitérios e o órgão de unidade de toda a Igreja Presbiteriana do Brasil, jurisdicionando igrejas e concílios, que mantém o mesmo governo, disciplina e padrão de vida. Entenda mais, logo abaixo.

A MÁQUINA DE BRINCAR COM O DIABO


Hoje fui abordado por minha esposa acerca de uma postagem na página "Vigilantes dos Pequeninos", no Facebook (o que, originalmente, veio de outro perfil, de uma mãe descontente com a descoberta). A leitura e imagens proporcionaram a necessidade de uma pesquisa sobre o assunto, afinal, somos cristãos e tal conteúdo não é compatível com nossa fé. Veja o texto e as imagens:

O QUE É A REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO SUPREMO CONCÍLIO DA IPB?

Hoje (13/04/2014), após o almoço, viajarei para Vitória/ES onde, pela manhã de segunda-feira, tomarei o voo para Brasilia/DF. Na capital de nosso país, na Igreja Presbiteriana Nacional, acontecerá a Reunião da Comissão Executiva do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil. Porém, será que a Igreja compreende a importância dessa reunião?

AS TORRENTES NO DESERTO DO NEGUEBE


O Salmo 126 descreve o alcance da restauração que Deus pode proporcionar ao seu povo. Esse é um revigorar grandioso reconhecido pelas nações. Assim, Sião fica como quem sonha; sua boca se enche de riso/alegria e a sua língua de júbilo.

HINO 326: UMA LETRA DE FÉ, ORAÇÃO E TRABALHO. UMA HOMENAGEM AOS HOMENS PRESBITERIANOS DO BRASIL


Pense um pouco: por que cantamos? (...) Cantamos na alegria e na tristeza, na luta e na bonança, na fartura e na pobreza, na dúvida e na esperança. Enfim, amamos cantar. Como diria um poeta, “cantar é traduzir em sons”. Nesse sentido, através de cânticos espirituais, solos, corais, hinos, traduzimos nossa vida com Deus, cheia de notas com ritmo, harmonia e melodia eternas. Os homens presbiterianos de nosso Brasil podem traduzir sua vida com Deus no hino oficial da União Presbiteriana de Homens (UPH), de número 326 no Hinário Novo Cântico (HNC). Em homenagem a cada um deles traduzo essa singela reflexão no hino oficial destes verdadeiros pescadores de homens.