Na última semana fui alertado sobre uma matéria do programa “Domingo Espetacular”, da Rede Record de televisão, acerca de Sergio Canavero, um neurologista italiano que pretende realizar o primeiro transplante de cabeça em seres humanos até 2017. O já polêmico procedimento teria como objetivo ajudar pacientes com graves problemas motores, mas que possuam uma cabeça sadia, ao exemplo do famoso físico teórico Stephen Hawking.
As informações preliminares apontam que o corpo viria de um doador que teve morte cerebral, mas tem todos os outros órgãos em bom funcionamento. Resfriando-se, tanto o corpo do doador quanto a cabeça do voluntário, as células não morreriam. Pescoço, veias, nervos seriam unidos. Em coma, o paciente teria suas conexões nervosas estimuladas por correntes. Ao que parece, a cirurgia deve durar 36 horas e custar por volta de 35 milhões de reais. Mas, qual a relação desta matéria com a vida do cristão? Bem, é o que pretendo refletir nesta pastoral.
Há sérias questões envolvidas entorno de um transplante de cabeça. Há questões médicas: a cabeça rejeitará o novo corpo? Apesar de todos os avanços da medicina moderna, grande parte dos médicos especialistas em transplantes não acredita no sucesso do “Dr. Frankenstein”, como tem sido chamado. Há questões éticas: seria ético alguém viver no corpo de outro? Há questões psicológicas: quem é o indivíduo transplantado? O CPF será da pessoa doadora da cabeça ou Ada pessoa doadora do corpo? E as possíveis crises de identidade? Há muitas questões que não cabem nesse breve texto. Entretanto, o cristão também pode levantar as questões religiosas. Em caso de sucesso, o que particu-larmente não acredito como poderiam ser respondidas as seguintes perguntas:
(1) Essencialmente, o homem é formado por uma parte material e outra imaterial. Corpo e alma formam a unidade psicossomática do ser humano. Nesse caso seriam duas almas em dois corpos juntos? Duas almas se tornariam uma só? Ou seria uma prova que não há alma?
(2) A vida é um dom de Deus, é sua criação. Ele é o Autor da vida. Assim, a cabeça de um ser humano no corpo de outro seria uma nova vida? Ou seriam as mesmas duas vidas em um novo corpo vivo? Ou seria apenas uma vida, ainda que se não saiba quem, de fato, está vivo?
(3) Jesus morreu pelos pecados do homem. Tanto a salvação como a confissão dos peca-dos são particulares, dizem respeito à responsabilidade de cada indivíduo por si. A salvação alcança o homem inteiramente. Logo, por exemplo, se o doador do corpo não for um cristão redimido e o voluntário da cabeça o é, como ficará a nova disposição, isto é, qual corpo será glorificado no fim dois tempos? O da cabeça ou o transplantado? Em caso de morte/ressurreição a alma voltará para qual “pessoa”: o da cabeça, do corpo ou do transplantado?
Enfim, as questões religiosas, psicológicas, éticas e médicas levantadas me levam a desa-creditar no sucesso deste transplante. Não podemos ser insensíveis com as pessoas que passam por sérias doenças musculares degenerativas ou câncer, mas este procedimento é muito mais complexo do que está sendo anunciado na mídia.
Rev. Ângelo Vieira da Silva
1 comments:
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