OS SERES ANGELICAIS


Deus criou duas classes de seres pessoais: uma é o gênero humano, a outra são os anjos. A palavra anjo vem do grego “angelós” e significa mensageiro, aquele que é enviado. Na Bíblia, Miguel e Gabriel se destacam. O primeiro é, na verdade, chefe dos anjos, significado do termo arcanjo, que acompanha seu nome (Jd 1.9); o segundo é o anjo que assiste diante de Deus e que serve de elo das revelações divinas (Lc 1.19). Há, ainda, os serafins (que permanecem diante do trono servindo e cantando louvores a Deus) e os querubins (que guardam a entrada do paraíso) conforme os textos de Isaías 6.2, 6, e Gênesis 3.24. As Escrituras também descrevem os principados, potestades, tronos e domínios que não são diferentes tipos de anjos, mas diversas classes angelicais. Os anjos são numerosos e poderosos (Mt 26.53, Ap 5.11).

Os anjos são agentes sobrenaturais. Podem mover-se de um ponto para outro qualquer e até mesmo congregar-se em áreas diminutas, por exemplo (Lc 8.30). Eles são seres morais (seguem um padrão de conduta), inteligentes (têm compreensão e percepção das realidades espirituais e humanas) e espirituais (ou seja, não possuem corpo físico, embora possam se revelar na forma física humana, conforme Gn 18.2-19.22, Jo 20.10-14, At 12.7-10). É correto afirmar que os anjos não se casam (Mt 22.30) e que não estão sujeitos à morte (Lc 20.35-36). Também é correto entender que, assim como Adão e Eva foram postos à prova no Éden, assim também os anjos o foram em algum tempo não revelado na Bíblia, subdividindo a classe angelical em anjos reprovados/caídos e anjos aprovados/eleitos.

Os anjos estão no céu. Ali, em santidade e glória, trabalham e adoram ao Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores (Mt 18.10, Mt 22.30, Ap 5.11, Sl 103.20-21, Sl 148.2). Mas os anjos foram criados apenas para trabalhar e adorar ao Senhor? A resposta é não. Os anjos possuem também o ministério de prestar serviço aos cristãos, à Igreja, por ordem do Senhor (Hb 1.14, 1 Co 10.11). Pensemos na divisão colocada no parágrafo anterior... Os anjos eleitos servem a Deus e à Igreja; os anjos reprovados ou caídos servem ao diabo para “destruir” à Igreja. Nesse sentido, os anjos eleitos existem para guardar os crentes, tanto grandes como pequenos (Sl 34.7, 1 Pe 1.12, Mt 18.10) o que não implica na crença de que temos um anjo da guarda conforme a filosofia astral, mas sim que os anjos, e principalmente, o Anjo do Senhor, está pronto a nos socorrer sobre a ordem de Deus. Até mesmo na morte dos cristãos os anjos possuem atos de um belo ministério recebido por Deus (Lc 16.22).

Está implícito nas Escrituras que os anjos possuem uma maior instrução sobre as coisas espirituais do que os humanos. É por isso que não devemos subestimar o inimigo de nossas almas, o anjo caído, Satanás. Contudo sempre prevalecerá o ensinamento bíblico: da parte dos anjos, dos homens e de qualquer outra criatura, a Deus são devidos todo culto, serviço e obediência, que ele houve por bem requerer deles.

Rev. Ângelo Vieira da Silva

____________________________

Leia mais sobre anjos aqui no Blog Regulae Fidei, clicando aqui.

2 comentários

Acabei de encontrar seu blog, visualizei todo o conteúdo paulatinamente e achei muito interessante os seus artigos.

Estamos vivendo tempo finais e difíceis, portanto, é necessário que pessoas se levantem para anunciar a salvação
através de Jesus Cristo.
Atalaiar é a ordem nos últimos dias da Igreja de Cristo.
Deus te abençoe!
E continue nesta missão que Jesus lhe concedeu.

APDSJC!
A Paz do Senhor Jesus Cristo!
***Lucy***

A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite.
Acesse o link abaixo:
Fruto do Espírito

P.S. Convido a conhecer o blog do irmão J.C.de Araújo Jorge.
Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
Acesse e confira:
Discípulo de Cristo

Comente essa postagem aqui:
EmoticonEmoticon