BEM-AVENTURADOS OS PACIFICADORES


“Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5.9).

É impossível que essa bem-aventurança esteja confirmando que o mundo caminhará até a paz mundial ou ausência total de guerras. Também não é possível que denote apenas um sentimento ou estado passivo de paz. Veja: as Sagradas Escrituras demonstram que o mundo não caminhará para paz mundial, mas para o aumento crescente da iniquidade (Mt 24.3-12): “No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século. E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos. E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores. Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos”. 

Pacificadores” (eirenopoios, gr.), remete ao “fazer algo superior” para se alcançar “segurança e harmonia”. Isso é paz ou pacificar. É o que se deseja com o cumprimento judaico “shalom”, por exemplo. Portanto, parafraseando o comentarista bíblico Simon Kistemaker, a sétima bem-aventurança ensina que são extremamente felizes os cristãos que servem ao Deus da Paz (1 Co 14.33; 1 Ts 5.23), que aspiram viver a paz com todos os homens (Rm 12.17-18), proclamam o evangelho da paz (Ef 6.15; Is 52.7) e modelam suas vidas como a do Príncipe da Paz (Jo 13.15; Is 9.6-7). A verdadeira segurança e harmonia são alcançadas com o Supremo Bem. Daí a mensagem de reconciliação (2 Co 5.20): “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus”.

Mas, qual é a promessa dessa bem-aventurança? Ora, os pacificadores serão chamados filhos de Deus: “vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo” (1 Jo 3.1). Eis uma palavra de reconhecimento, como da Igreja Primitiva chamada de “cristãos” (At 11.26). Historicamente, “ser filho de” é o mesmo que “ter a natureza de”. Assim, os cristãos são reconhecidos por seus valores e atitudes aliadas ao Cristo do Deus de paz. A paz é um fruto do Espírito (Gl 5.22). Ora, o pacificador não é aquele que apenas recebe a paz e a conserva diante dos momentos difíceis da vida. É uma atitude, uma conduta ativa. O pacificador é aquele que promove a paz, não meramente que a sente, a ama ou a deseja: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”... “A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. 18 Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz” (Hb 12.14; Tg 3.17-18).

Encerro o texto sobre a sétima bem-aventurança lembrando uma frase do Rev. Augustus Nicodemos Lopes, doutor em interpretação bíblica e vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil: “Deus não prometeu uma viagem tranquila, apenas uma chegada segura”.

Pense nisso.
Rev. Ângelo Vieira da Silva

Comente essa postagem aqui:
EmoticonEmoticon